Notícias / Brasil

AFLIÇÃO

Barragem em Barão de Cocais pode não romper, afirma mineradora

Segunda-Feira, 27/05/2019, 08:53:22 - Atualizado em 27/05/2019, 12:32:15 Ver comentário(s)

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Os moradores de Barão de Cocais (MG) têm motivo para comemorar. Na manhã desta segunda-feira (27), a Vale informou que a barragem Sul Superior da mina de Gongo Soco, localizada na região, pode não se romper.

Segundo a mineradora, não há elementos técnicos que indiquem que a estrutura será afetada pela queda do talude norte da Cava da mina de Gongo, o que pode acontecer a qualquer momento. Mesmo que não ocorra o rompimento da barragem, a Defesa Civil trabalha, por precaução, com o pior cenário.

ALERTA

Caso ocorra um dia de chuva decamilenar, ou seja, daquelas que só ocorrem uma vez a cada 10.000 anos, a barragem irá romper. Nessa situação, o solo estaria encharcado e o rio São João, que passa a poucos metros da barragem, cheio. A lama, então, que naturalmente seguiria o leito do rio, se espalharia por áreas verdes e poderia invadir as moradias localizadas nas áreas mais baixas, uma pequena parte da cidade.

Como a região não está em um mês de chuvas, as autoridades entendem que, em caso de um eventual rompimento da barragem, as consequências deverão ser menores que o que está previsto na operação de evacuação, pautada no chamado PAEBM (Plano de Ação de Emergência para Barragens), que é uma exigência do governo federal.

Confira a simulação em caso de rompimento da barragem:

(Com informações do UOL)



Conteúdo Relacionado:





Comentários

Destaques no DOL