Notícias / Concursos e Empregos

DOL CONCURSOS

Acredite! Nunca é tarde para recomeçar uma carreira profissional e passar em um concurso

Segunda-Feira, 23/07/2018, 12:56:20 - Atualizado em 23/07/2018, 14:57:43 Ver comentário(s)

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Acredite! Nunca é tarde para recomeçar uma carreira profissional e passar em um concurso (Foto: Reprodução)
Acreditar que é possível é o primeiro passo para recomeçar uma carreira profissional. (Foto: Reprodução)

Se você tem entre 30 e 50 anos de idade, e acha que pode ser tarde para recomeçar sua vida profissional, este texto é para você. Você acha que precisa mudar de carreira, ainda que esteja bem na sua? Quer enveredar pelos caminhos do concurso público em busca de mais tranquilidade financeira? Ou sua ideia é iniciar um empreendimento? É fazer outra faculdade? Talvez você esteja hesitando em mergulhar em um novo relacionamento? Ou, quem sabe, esteja pensando em desenvolver um projeto social? Pode ser, ainda, que esteja interessado simplesmente em melhorar a saúde e a qualidade de vida e, para isso, quer praticar uma atividade física?

Não importa a motivação do seu desejo de mudança, o que você realmente deve entender é que nunca é tarde demais para começar tudo de novo. O primeiro passo é arriscar, mudar de atitude e fazer a sua parte. As pedras que podem aparecer no seu caminho devem ser utilizadas como degraus para a escada do seu sucesso.

No entanto, para que esse final com vitória aconteça, é preciso dar um novo início para a sua história, se engajar com disposição e paciência. O primeiro passo é não dar ouvidos para críticas que te façam acreditar que a sua idade pode ser um fator negativo na hora de prestar um concurso. A idade biológica em nada interfere na sua possibilidade de alcançar o que deseja, a não ser que você mesmo desista.

Vamos ver alguns exemplos de pessoas que acreditaram que nunca é tarde para recomeçar e se tornaram autores de feitos incríveis:

No mundo empreendedor, podemos começar por Atílio Fontana, que, aos 43 anos de idade, fundou o Grupo Sadia. Ray Croc, por sua vez, deu início ao McDonald’s com 52 anos. John Pemberton inventou a Coca-Cola com 55. Roberto Marinho fundou a rede Globo aos 60. No mundo da tecnologia, conhecido por seus jovens prodígios, encontramos casos marcantes de pessoas que alcançaram o sucesso depois dos 30. É o caso de Jan Koum e Jimmy Wales, que só aos 35 anos de idade fundaram, respectivamente, o WhatsApp e a Wikipédia. Robert Noyce criou a hoje gigante Intel aos 41.

Perceba que eles começaram com essa idade, mas demorou anos para os negócios se consolidarem depois disso. Paciência para recomeçar a vida após inúmeros fracassos anteriores foi o que fez toda a diferença para eles. E é o que fará toda a diferença para você.

Como todo concurseiro sabe, existe uma idade mínima para tomar posse em um cargo público, 18 anos, mas não há, legalmente, idade máxima para prestar concurso. O que um edital pode prever são requisitos e qualificações para a posse em determinadas carreiras.

Na maioria dos casos, com exceção dos militares, a idade-limite para a posse corresponde à idade para a aposentadoria compulsória no serviço público: 75 anos.

Se você que está lendo esse texto ainda está começando a vida, inspire-se nos exemplos que citamos para aumentar a sua resiliência, a sua paciência, a sua fé, a sua confiança no que está fazendo. Os maiores projetos são todos de longo prazo, o que faz de você um privilegiado por ter começado cedo. Sabemos que é fácil falar e difícil fazer, mas a vida é assim. Pense nisso.

Agora, se estamos nos dirigindo a alguém que já passou da casa dos 30, 40, 50 ou 60 e se considera “velho demais”, e nossa intenção é que você reflita sobre os exemplos que demos acima e veja que é, sim, possível recomeçar. Você não vai começar do zero, mas vai dar um novo rumo a sua trajetória profissional, trazendo consigo algumas vantagens em relação aos mais jovens, como sabedoria e autoconhecimento. Acredite que você também pode conseguir. O DOL Concursos acredita que você é capaz e quer te ajudar a chegar ao sonhado cargo público. Faça a sua parte e garanta a sua preparação para as oportunidades que estão surgindo. Você pode estudar até mesmo em casa, por meio de plataformas digitais que te oferecem uma série de facilidades e conteúdos que vão te deixar por dentro das disciplinas de qualquer concurso público. Nós queremos estar ao seu lado na hora de recomeçar. Vamos?

 

(Com informações do Manual do Servidor)



Conteúdo Relacionado:





Comentários

Destaques no DOL