Notícias / Concursos e Empregos

TEMPORÁRIO

IBGE vai ofertar 209 oportunidades no segundo semestre; veja como se preparar!

Terça-Feira, 26/03/2019, 08:03:47 - Atualizado em 26/03/2019, 08:20:37 Ver comentário(s)

EDIÇÃO ELETRÔNICA

IBGE vai ofertar 209 oportunidades no segundo semestre; veja como se preparar! (Foto: IBGE/Divulgação)
O novo concurso visa a realização do Censo Demográfico 2020 (Foto: IBGE/Divulgação)

Foi publicada ontem uma portaria do Ministério da Economia que autoriza a realização do novo concurso do (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para preenchimento temporário de 209 vagas.

O prazo para divulgação do edital de abertura de inscrições é de até seis meses. Haverá vagas para agentes censitário municipal (4) e censitário supervisor (25), além de recenseador (180).

Os contratados atuarão no Censo Experimental, uma prévia para o Censo Demográfico 2020, que deverá abrir cerca de 250 mil vagas.

A nova presidente do IBGE, Susana Cordeiro Guerra, declarou, durante seu discurso de posse, que pretende reorganizar o quadro de servidores do órgão, com a realização de concurso público. Também cresce a expectativa pela autorização do processo seletivo para a contratação de temporários para a realização do Censo Demográfico 2020. O órgão já havia antecipado que pretende oferecer aproximadamente 250 mil vagas temporárias, com a estimativa de um orçamento equivalente a R$ 3,4 bilhões.

PREPARAÇÃO! Quer garantir a sua vaga nesse certame? O DOL Concursos separou o melhor conteúdo online para você se preparar para o certame do IBGE, aos candidatos que desejam ocupar a vaga de Agente Censitário Supervisor e de Agente Censitário Municipal do órgão, a hora é agora!

O material disponibiliza um cronograma de estudos personalizado completo, o candidato também terá acesso a um banco com mais de 800 mil questões de concursos, escolhidas por especialistas e as áudio-aulas disponíveis para DOWNLOAD. Não perca mais tempo! Confira agora mesmo e bons estudos!

Em 2017, o então ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, chegou a comentar que trabalharia para garantir as verbas. “Batalharemos e buscaremos recursos necessários. Sem nenhuma sombra de dúvida, o Brasil realizará o Censo Demográfico”, enfatizou. O objetivo do órgão é coletar as informações em 2020 e já divulgar os dados no mesmo ano. Vale ressaltar que para que isso aconteça será necessário que o concurso IBGE seja realizado em 2019.

2010 ano do último censo

Na ocasião foram abertas mais de 200 mil vagas distribuídas em todo o país entre os cargos de recenseador, agente regional, agente administrativo, agente municipal, agente de informática e agente supervisor. Os participantes do processo seletivo do IBGE passaram por provas objetivas.

(Diário do Pará)





Comentários

Destaques no DOL