Notícias / Pará

BRAGANÇA

Governo faz parceria com Prefeitura para reconstruir estátua de São Benedito

Terça-Feira, 28/05/2019, 14:11:47 - Atualizado em 28/05/2019, 15:57:03 Ver comentário(s)

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Governo faz parceria com Prefeitura para reconstruir estátua de São Benedito (Foto: Joyce Cursino/Ascom Secult)
(Foto: Joyce Cursino/Ascom Secult)

Após a queda da imagem do mirante de São Benedito, cartão postal de Bragança, no nordeste paraense, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura do Pará (Secult) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), em parceria com a prefeitura municipal de Bragança, assumiu na manhã desta terça-feira (28), o compromisso de devolver à cidade bragantina a estátua.

O símbolo religioso e cultural já faz parte dos aspectos simbólicos presentes na festa da Marujada, que completa 221 anos, agora em 2019.Para o prefeito Raimundo Nonato, o suporte emergencial para a reconstrução do monumento, determinado pelo governador Helder Barbalho, é de extrema importância, já que “o patrimônio tem relevância para todos os paraenses”, afirmou o gestor.

A seleção da imagem será feita por meio de um edital artístico, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), que submeterá as três melhores obras apresentadas por artesãos da região à escolha da população de Bragança. “Vamos desenvolver uma ampla campanha de educação patrimonial, durante este processo de participação popular, que vai escolher o protótipo da imagem a ser reproduzido em escala de monumento. Bragança já respira cultura e a cidade tem nos ensinado, por meio de sua gente e sua fé, a valorizar sua memória, sua história e suas práticas culturais", explicou a secretária de Cultura, Ursula Vidal.

A segunda etapa será executada pela Secretaria de Obras. “O objetivo é que a nova estátua seja inaugurada no período da Marujada, em dezembro. Não vamos medir esforços para garantir que a entrega seja feita neste momento tão importante para a cultura e para a devoção dos bragantinos", afirmou o secretário de obras, Ruy Cabral.

(Com informações da Agência Pará)





Comentários

Destaques no DOL